O Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Cemig apresentam:

O Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Cemig apresentam:

JULIANISMO

Título da obra: “Encontros”
Técnica: Têmpera vinílica e pincel
Ano: 2023
Dimensões: 9 m x 4 m
Endereço: E.E. Santo Afonso – Av. Bernardo de Vasconcelos, 1334 – Cachoeirinha, Belo Horizonte – MG

Juliana é graduanda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua trajetória artística transita entre diferentes espaços e suportes, tendo como foco principal a pintura. Investiga as características expressivas da figura humana, explora as proximidades do ato do retrato como possibilidade de acesso às questões de identidade e de raça, mesclando sua própria história com as subjetividades, memórias individuais e coletivas da pessoa retratada.

Em sua prática, utiliza elementos composicionais – como objetos, acessórios, cores, estampas – e as interações que inscrevem o corpo no espaço. Suas pinturas discutem a relação entre o jovem belo-horizontino/brasileiro e seu cotidiano, seus relacionamentos, escolhas, conflitos, afetos, amizades, sonhos e, principalmente, suas interações com o circuito cultural dos lugares em que vive. A artista já realizou diversas mostras individuais.

Batizado de “Encontros”, o painel de Juliana mostra dois jovens brasileiros e suas identidades. A obra é fruto de sua pesquisa sobre a juventude e sobre questões raciais e sociais da comunidade.

Nome completo: Juliana Sousa de Oliveira
Nome artístico: Julianismo
Data de nascimento: 22/06/1994
Cidade / Regional: Belo Horizonte – Regional Nordeste

Pular para o conteúdo